Record News


Record News é uma rede de televisão aberta brasileira, lançada às 20h, no horário de Brasília, do dia 27 de setembro de 2007, dedicada principalmente ao telejornalismo. A data de estreia marca os 54 anos da Rede Record (a Rede Record foi fundada em 27 de setembro de 1953, às 20h), que investiu 7 milhões de dólares para equipar o canal, que tem 150 jornalistas exclusivos e 100 profissionais de outras áreas, além de uma redação de 1.000 m², dividida em uma newsroom com 60 posições e um estúdio para gravações.

HISTÓRIA

Os planos para o lançamento do canal já haviam sido traçados entre o final de 2006 e o início de 2007, pela alta cúpula da Rede Record, com o objetivo de fortalecer o telejornalismo, realizar novas experiências na área e buscar novos talentos para a "emissora-mãe". Devido a alta penetração da Rede Mulher em centenas de municípios brasileiros via UHF, foi definido que a tradicional emissora daria lugar a nova, assim que esta fosse lançada.

No início de fevereiro, executivos da Rede Record viajaram para Atlanta, nos Estados Unidos, para conhecer a estrutura da famosa rede de notícias CNN, que fica sediada na cidade, lembrando que a CNN transmite sua programação em escala global. Integraram a comitiva o vice-presidente Marcos Pereira, o diretor de operações e engenharia Reinaldo Gilli, o gerente de informática Anderson Moura, o diretor nacional de jornalismo Douglas Tavolaro, o chefe de redação Clóvis Rabelo e o diretor técnico e de projetos Luiz Seixas.

A Rede Record montou grandes estruturas em todo o país e adotou uma cartilha do telejornalismo regional, submetendo suas afiliadas a novas regras. O processo, atualmente, ainda se encontra em transição, pois algumas afiliadas relutam em aceitar as novas normas.

Em entrevista ao site Portal Imprensa, Alexandre Raposo, presidente da Record, declarou que o novo canal será um meio de tirar maior proveito dos produtos jornalísticos da emissora, irá fortalecer a marca "Record", tornando-a ainda mais conhecida e aumentando as suas possibilidades de crescimento e atingirá um público qualificado, resultando em um bom faturamento, já que a emissora principal tem 35% de sua receita gerada a partir do telejornalismo.

Extinção da Rede Mulher
O primeiro movimento do novo canal foi a exibição de uma contagem regressiva para o início das transmissões com seu logotipo. Logo após, começou uma espécie de show de abertura, com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do governador do estado de São Paulo, José Serra, do prefeito da cidade de São Paulo Gilberto Kassab, do presidente da Record, Alexandre Raposo, e Edir Macedo, proprietário, com protocolo executado por Celso Freitas e no fim, Fafá de Belém cantou o hino nacional brasileiro.

Início da Record News
A Record News ocupou o sinal da Rede Mulher, emissora pertencente à Record que foi extinta. Assim, a Record News já estreou com uma rede de 101 emissoras abertas afiliadas. No entanto, a emissora deixou a desejar em algumas cidades, pois, a qualidade do sinal de transmissão não era suficiente para atingir a todos os municípios em que a Record News afirmava a transmissão em TV Aberta do primeiro canal aberto de Jornalismo.

Cidades como Aracaju e Maceió que possuíam retransmissoras oficiais da Rede Mulher, e que portanto tinham a concessão de transmissão em TV aberta, não veicularam de imediato o sinal da Record News, pois o sinal irradiado não era suficiente para a transmissão, deixando no canal que deveria passar o canal de notícias, apenas chuviscos. Somente a partir da metade do mês de fevereiro de 2008, começou a funcionar.

Para resolver esse problema a Record News anunciou investimentos na área de transmissão de imagens com o intuito de atingir a população prometida, no entanto, tal situação é até o momento meras promessas, posto que o canal não conseguiu visibilidade nacional, tendo em vista os problemas acima mencionados, além de ter seu sinal carregado apenas pela NET digital.

A estratégia de utilizar o sinal da Rede Mulher também seria uma maneira de garantir a presença do canal na NET, maior operadora de TV paga do país, pertencente às Organizações Globo. Como a operadora já "carrega" a antiga emissora, a Record News não precisaria enfrentar o "monopólio" imposto pela Globo, que vetaria um concorrente da Globo News na grade da NET.

Entretanto, a coluna Outro Canal da Folha de S. Paulo publicou, em 13 de agosto de 2007, uma nota dizendo que "a NET não é obrigada a distribuir a Rede Mulher em cidades como São Paulo e Rio, onde a emissora tem apenas retransmissoras" e, como o "contrato é para distribuir a programação da Rede Mulher", um novo conteúdo exigiria nova negociação com a NET (que vetaria o canal, mantendo a Globo News e a Band News como único canal de notícias em português disponível a seus assinantes). E também quem assiste a Rede Mulher na parabólica analógica poderá acompanhar a partir do dia 27 de setembro a programação da Record News.

Polêmica

Segundo o blog Josias de Souza, do dia 27 de setembro, o vice-presidente de relações institucionais das Organizações Globo, Evandro Guimarães, esteve em Brasília. Ele queixou das autoridades do governo de que, ao levar ao ar o seu canal de notícias 24 horas, em rede aberta, a Record passaria a operar dois canais televisão numa mesma cidade, São Paulo.[6] O que seria proibido pela lei brasileira.

Guimarães se encontrou com o ministro das Comunicações, Hélio Costa, a quem cabe zelar pelo sistema de concessões televisivas. Informou-se ao ministro que, além da Globo, também a Rede Bandeirantes compartilhava da reclamação contra a Record. No entanto, o próprio ministro respondeu que está isento desse assunto e que é imparcial, pois não há irregularidade no caso.
Segundo a imprensa, foi a reação da Rede Globo de que um canal só de notícias poderá até incomodar em alguns horários, provavelmente em horário de baixa audiência

Aproveitando-se disto, a Rede Record veiculou nos dias 1º e 2 de outubro, um editorial de protesto contra Globo e Rede Bandeirantes, mas foi a Globo que foi duramente criticada.

Porém, a Rede Record e a Record News, noticiou que Grupo Bandeirantes operava dois canais de São Paulo (a própria Bandeirantes e, na época a PlayTV), mas ignorou que por causa de razão social semelhante e que um grupo pode ter dois canais (um VHF e um UHF) é permitido por lei, desde que esse UHF tenha menor programação que o VHF (caso da RBS TV e da TVCOM).

Em 2008 a Record News ganhou duas novas afiliadas: TV Caburaí (Boa Vista/RR) e a TV Nativa (Pelotas/RS). No entanto, a TV Caburaí voltou a retransmitir a Rede Bandeirantes depois de retransmitir entre março a maio, a TV Nativa por mais de um mês, entre junho a julho, pois passou ser afiliada à Rede Record.

Na madrugada do dia 25 de fevereiro de 2009 a Record News passou ter sinal em Palmas, capital de Tocantins, pelo Canal 2, depois do fim das transmissões de via satélite da Rede Diário, passando logo em seguida a transmitir a programação da Rede 21. Em maio de 2009, o Canal 2 deixa Record News e passa transmitir outras redes até se repetir o sinal da TV Igreja Mundial. Em março, a NET interrompe o sinal e a grade de programação da emissora que estava no line-up no canal 93. Ainda não se tem previsão desse canal retorna a sua grade. A Telefônica TV Digital incluiu a Record News através do canal 411.

Em 5 de junho, ganhou mais uma e a primeira afiliada no Maranhão: TV Tropical, em São Luís, capital do Maranhão, que foi transformada em Record News São Luís.[10] Em 4 de julho deixa de ser transmitida em Cuiabá pela Record News Cuiabá, que passou a transmitir a RedeTV! mudando para o nome TV Cuiabá. Em agosto, Richard Rasmussen deixa o comando do programa Selvagem ao Extremo para o SBT. Em 27 de setembro a emissora, juntamente com a Rede Record acompanha o surgimento do R7 ao vivo. Dois meses depois, a emissora muda a programação, apenas aos sábados e domingos.

Em dezembro, a TV Cabrália passa transmitir em todas as cidades da Região Nordeste (exceto no Maranhão) a programação da Record News, no lugar da programação direta de Araraquara. Em 12 de dezembro, a emissora transmite o evento Ressoar, direto de Araraquara. Na noite do dia 19 de dezembro a Record News de Araraquara passa ser transmitido em sinal digital. A rede diz que nos próximos dias, outras cidades terão o sinal digital.

Em fevereiro de 2010, transmite conjuntamente com a Rede Record as Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver (Canadá. Em março, transmite conjuntamente com a Rede Record os Jogos Sul-Americanos de Medellín (Colômbia).

No final de março, a Record News parou de exibir as chamadas do novo programa da emissora de Augusto Liberato, mais conhecido como Gugu, o talk-show chamado de Gugu Entrevista. A emissora veiculava as chamadas desde agosto do ano anterior nos intervalos de programas na programação. A emissora nunca deu motivos pelo cancelamento ou adiamento, mas nos bastidores, comenta-se que foi em razão da atual situação da audiência do Programa do Gugu, exibido aos domingos na Rede Record, que perde para o Programa Silvio Santos (SBT), ficando na terceira posição na Grande São Paulo. Esse motivo fez com que, em maio de 2010, o programa entrasse às 4 da tarde, a às 8 da noite, entrasse o Domingo Espetacular.

Em agosto, transmite conjuntamente com a Rede Record os Jogos Olímpicos de Verão da Juventude de Cingapura.

No dia 8 de novembro de 2010 a emissora estreou um novo visual, com novos horários e programas inéditos, tais como o The Tonight Show with Jay Leno, que passou a ser exibido pela primeira vez na tv aberta brasileira.

Desde o dia 2 de maio de 2011 entrou no ar o novo site da emissora, no portal R7, no qual é possível ter acesso às principais informações do Brasil e do mundo por meio de vídeos das reportagens, programas na íntegra e muito mais..
Em fevereiro do mesmo ano a Record News passou a ser transmitida em Campinas e Região pelo Canal 2 VHF , Atingindo mais de 3 Milhões de habitantes na Região.

Em 23 de maio de 2011, novas mudanças: o Página 1 passa a ser apresentado por Fabiana Oliveira e Lidiane Shayuri; o Mundo Meio-Dia fica sob o comando de Roberta Marques; o Esporte Record News vai para o horário das 13h30; João Santos ganha a companhia de Patrícia Costa no Direto da Redação; Amanda Françozo estreia no Estilo e Saúde; o Zapping, agora às 19h45, passa a ser apresentado por Vera Viel; o Record News Brasil, ancorado por Eduardo Ribeiro (agora sozinho), vai para o horário das 20h15. Em seguida, estreia o Jornal da Record News, sob o comando de Heródoto Barbeiro e Thalita Oliveira. Logo após, vem o Entrevista Record, às 22h15.

No dia 23 de junho, a Record News ganha mais uma nova afiliada, é a TV Guará, de São Luís do Maranhão, que substitui a antiga Record News São Luís.

Em outubro, a emissora cobre os Jogos Pan-Americanos de 2011, em Guadalajara, no México, em conjunto com a Rede Record.

Em fevereiro de 2012 a emissora estreia nova logomarca. Entre julho e agosto do mesmo ano foram transmitidos os Jogos Olímpicos de Verão de 2012, realizando a maior cobertura da história da TV aberta no Brasil, com mais de 350 horas ao vivo.

Em 3 de setembro o canal passar a exibir o Late Show with David Letterman. Ainda no mesmo dia, o programa Entrevista Record ganha um novo cenário e passa a ser exibido três vezes por semana.

No dia 5 de novembro a Record News demite 70% de seus funcionários, cerca de 40 funcionários, entre eles 25 jornalistas. Em nota, a Central Record de Comunicação informou que a emissora passaria por uma reformulação, concentrando apenas em telejornais[19]. E passa a exibir apenas o Hora News, o Jornal da Record News e reprises de telejornais da Rede Record.

Em 11 de dezembro de 2012 a apresentadora Ligia Gabrielli anuncia no principal jornal da casa que a emissora vai se chamar Record News Paraná e que a transição dos demais programas produzidos no Paraná iria ser "lenta e gradual", logo após o comunicado (às 17h30) entra no ar a programação da Record News.

Em 15 de janeiro de 2013 em uma pesquisa divulgada pelo Ibope/MW9 e PayTV referente a 2012 a Record News teve 3 milhões de telespectadores a mais que a Globo News e 16 milhões a mais que a BandNews. De acordo com a pesquisa, um dos fatores para o índice é a reformulação na grade de programação da emissora, focando ainda mais em notícias e informações 24 horas. (A emissora exibe edições ao vivo do Hora News das 07h até 10h; das 11h até 14h; das 15h até 18h; das 19h até 20h15 e nas madrugadas). Consequentemente o crescimento na permanência dos telespectadores aumentou fazendo com que a Record News, em novembro e dezembro, ficasse à frente do Globo News. Em 2012 a emissora teve 23 milhões de brasileiros ligados na emissora.

0 comentários:

Rede Record

Record News

R7.com

Aviso

O blog Radar Record é independente, portanto, sem qualquer vínculo com o Grupo Record de Comunicação; nem com empresas, nem com funcionários.
© 2013 - 2014 Radar Record. WP Theme-junkie converted by Bloggertheme9